Criar uma Loja Virtual Grátis
 Estudos da Bíblia

Pr. Afonso


Total de visitas: 1190
Grandes estudos da Biblia

http://afromendis.comunidades.net/index.php?pagina=1644595850

 

Pr. Afonso Conhecendo a Bíblia

 

7. Enchei-vos do Espírito

No livro “Chaves Para O Crescimento Espiritual” de John F. MacArthur Jr., Editora Fiel, pg. 67, o autor nos traz a seguinte ilustração para nossa reflexão:

Imagine que alguém lhe desse um automóvel de duzentos mil [reais]. Você teria o documento e as chaves. Iria até a rua, sentaria atrás da direção, ligaria a chave - e nada acontecesse. Finalmente, você descobre o que está errado. Seu carro novo está sem gasolina. Deste jeito você não chegaria a lugar nenhum - até que enchesse o tanque.

É assim na vida cristã. ... Precisamos do combustível de Deus, a Pessoa do Espírito Santo. Deus nos providenciou este imenso recurso para a vida cristã prática. Se tentarmos funcionar sem o Espírito Santo será como se fôssemos donos dos maiores poços de petróleo do mundo e nunca tivéssemos gasolina no tanque do carro.”

Como crentes precisamos compreender que o Espírito Santo de Deus não é uma força misteriosa mas sim uma pessoa que habita em nosso interior e que quer atuar em nossas vidas como orientador e consolador.

Nosso propósito aqui não é estudar exaustivamente acerca da doutrina do Espírito Santo. Isso faremos em outra ocasião. Interessa-nos, no entanto, entender a experiência da plenitude do Espírito na vida do crente, suas condições e seus efeitos. Todo cristão deve encher-se do Espírito Santo, se é que, deseja uma vida vitoriosa e de plena utilidade nas mãos do Senhor Jesus.

Algumas verdades são importantes sabermos a respeito do Espírito Santo:

a) Ele É Uma Pessoa

Não é simplesmente um poder ou uma força ou um pensamento. Ele possui todas as características de uma pessoa e, existem muitas evidências na Bíblia que nos provam isso:

1. É inteligente.

a) O Espírito conhece e busca as coisas de Deus (1 Co 2.10,11). b) Tem mente própria (Rm 8.27).

c) É capaz de ensinar as pessoas (1 Co 2.13).

2. Tem emoções. Pode ser entristecido pelas atitudes pecamino-sas dos cristãos (Ef 4.30) - uma força não pode ficar triste.

3. Tem vontade própria.

a) Ele a utiliza para distribuir dons ao Corpo de Cristo (1 Co 12.11). b) Também direciona as atividades dos cristãos (At 16.6-11)

b) Ele Habita Em Todos Os Crentes

A habitação do Espírito Santo na vida do cristão é um presente de Deus. Habitar significa estabelecer-se e viver. Ele é um hóspede pessoal e permanente. Ele está conosco e em nós todo o tempo.

Veja Rm 5.5; 8.9; 1 Co 2.12; 5.5; 3.16; 6.19

c) A Ausência Do Espírito Santo Prova Que A Pessoa Não É Salva

Paulo declarou que não ter o Espírito é o mesmo que não pertencer a Cristo (Rm

8.9). Somente o Espírito Santo no coração do crente demonstra sua aceitação por Deus como filho e herdeiro.

Veja Gl 4.6

d) Mesmo Cristãos Em Pecado Desfrutam Da Habitação Do Espírito Santo

Quando examinamos a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios verificamos existir naquela igreja uma grande variedade espiritual. Alguns cristãos sadios, espirituais, mas muitos, carnais e mundanos. Mesmo assim, Paulo não disse que apenas o grupo espiritual era habitado pelo Espírito Santo. Paulo disse que o Espírito Santo estava em todos eles (1 Co 6.19). Assim fica claro que todos os cristãos, mas somente os cristãos, têm o Espírito vivendo dentro de si. E, exatamente por causa dessa realidade que Paulo os exortava, com veemência, a viverem uma vida santa.

e) A Permanência Do Espírito Santo No Cristão

Muitos reconhecem a habitação do Espírito, mas negam sua permanência. A verdade porém é que o Espírito Santo não abandona os cristãos, mesmo aqueles que pecarem. Se isso acontecesse, o crente voltaria a sua condição de perdido. A segurança do cristão e a habitação permanente do Espírito Santo são doutrinas inseparáveis (Este assunto já foi examinado no curso “A História da Salvação”). A promessa do Senhor Jesus, antes de ir para junto do Pai, é que “O Consolador estaria para sempre conosco” (Jo 14.16). O pecado afeta a eficácia da ação do Espírito Santo na vida do cristão, mas não remove sua presença do interior deles.

f) O Selo Do Espírito Santo

Todos os cristãos são selados com o Espírito Santo concomitantemente com o ato de crer em Jesus. No exato momento em que uma pessoa se converte a Jesus Cristo, tornando-se assim um filho de Deus, ela é selada com o Santo Espírito da Promessa.

1- Todos os cristãos são selados com o Espírito Santo

Veja 2 Co 1.22; Ef 1.13; 4.30

2- Todos os cristãos são selados com o Espírito Santo no mesmo momento em que se convertem a Jesus Cristo

O Espírito Santo é um dom a todos os que crêem, não uma recompensa exclusiva de alguns.

Veja At 2.38; Ef 1.13

Deus não nos dá o Espírito por medida

O Espírito de Deus estava sobre Jesus sem medida ou limite. Essa plenitude do Espírito Jesus dá aqueles que lhe pertencem.

Veja Jo 3.34

3- A duração do Selo - Esse selo irá durar até o dia da redenção (Ef 4.30). Isso se refere ao dia futuro em que nossa redenção será totalmente completa inclusive com o recebimento de nosso corpo ressurreto (Rm 8.23). O selo garante o cumprimento integral das promessas que Deus fez a nós. Nenhum cristão pode perder esse selo em sua trajetória rumo ao céu.

Veja Ef 4.30; Rm 8:23

g) O Batismo Do Espírito Santo

Ele ocorre no momento em que a pessoa é salva, caso contrário, não haveria cristãos verdadeiramente salvos. Se fosse possível ser crente sem ser batizado (com, no ou pelo) Espírito, seria possível ser crente e não pertencer ao Corpo de Cristo. É o batismo que une o convertido ao Corpo de Cristo (1 Co 11.12-13). O Ensino de uma “segunda experiência espiritual” após a conversão a Jesus Cristo, geralmente acompanhada por sinais miraculosos, não encontra apoio ou evidência escriturística. Essa obrigação ou necessidade, conforme a teologia pentecostal, não é defensável, do ponto de vista da exegese bíblica. O Batismo do Espírito Santo é um acontecimento único, não repetível na vida do crente. Ocorre no momento da conversão, do novo nascimento.

Veja 1 Co 11.12,13



Estudo Bíblico

Conhecendo a Bíblia http://sites.google.com/site/sasaogrande/

Pr. Afonso

Introdução

Através deste pequeno trabalho elaborado por mim, você poderá conhecer um pouco mais sobre este livro, que desperta o interesse de tantas pessoas: a Bíblia.Tenho toda certeza, que ao final deste estudo, você saberá a importância que tem a Bíblia. Vamos "decolar" neste assunto tão interessante que é a Palavra de Deus. Boa leitura!!!

O que é a Bíblia?

A palavra Bíblia vem do grego, ela significa "coleção de livros". Nela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da Segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus à todos os seus filhos. Nesta carta contém o Plano que Deus preparou para cada um de nós.

Quando começou a ser escrita?

A Bíblia foi escrita durante muitíssimo tempo (aproximadamente 1.300 anos). Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada.

Quando terminou de ser escrita a Bíblia?

A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João Evangelista (que escreveu o Apocalipse).

Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos seus para transmitir a sua mensagem.

Como a Bíblia é formada?

A Bíblia é formada por livros sagrados. São 73 os livros contidos na Bíblia. Desses 73 livros sagrados, 46 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança.

O que contém no Antigo Testamento?

O Antigo Testamento nos revela a Criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.

O que contém no Novo Testamento?

O Novo Testamento possui quatro livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao céu. Esses quatro livros formam um conjunto denominado evangelho. O Novo Testamento é também constituído por várias cartas (também chamadas epístolas), que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo. Além do evangelho e das cartas, o Novo Testamento possui um livro que conta os primórdios da Igreja de Cristo e outro livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus, respectivamente, são eles: os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse.

Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?Os idiomas bíblicos são três: o hebraico, o aramaico e o grego.

O Antigo Testamento, foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.

Quem traduziu a Bíblia?

Como já vimos, a Bíblia possui três idiomas de origem: o hebraico, o aramaico e o grego. Com o tempo, foram surgindo as traduções. Hoje em dia, a Bíblia é o livro mais traduzido no mundo inteiro. Isso foi graças ao esforço de muitos estudiosos da época. São Jerônimo é um grande exemplo disso, ele foi quem traduziu a Bíblia para o latim. Pouco a pouco, logo após a tradução para o latim, a Bíblia foi sendo traduzida em mais e mais línguas. Até chegar ao que temos hoje: o livro mais lido mundialmente.

Por acaso, podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo?

A interpretação bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. A Igreja Católica que vem a ser a Igreja fundada por Jesus Cristo, vem desde os seus primórdios adotando a tradição apostólica, ou seja, os ensinamentos de Jesus não foram deturpados e muito menos interpretados de modo diferente desde sua origem. Ao ler a Bíblia, devemos Ter bastante cuidado, pois muitos são as palavras estranhas, os exemplos difíceis de ser entendidos, e principalmente, muitos são os equívocos que cansamos de cometer ao tentarmos interpretar a Bíblia sem a ajuda de um padre, um catequista , ou seja, um conhecedor do assunto.O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que der na telha do pastor ou daquele que fundou a seita. Por isso, vamos tomar cuidado!

Qual é a diferença entre a Bíblia Protestante e a Bíblia Católica?

Muitas são as pessoas que desprezam a Bíblia Protestante, dizendo não ser a Palavra de Deus. Isso é uma atitude erradíssima, pois tanto a Bíblia Católica como a Bíblia Protestante deve ser considerada Palavra de Deus! A única diferença que há entre elas, é em relação ao número de livros, ou seja, a Bíblia Protestante possui sete livros a menos do que a Bíblia Católica. Esses livros são os seguintes: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. A Bíblia Protestante também não contém as seguintes citações do Antigo Testamento: Dn 13-14 ; Est 10,4-16,24.

Como podemos manusear a Bíblia?

Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados, os capítulos são denominados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, sua função é de auxiliarmos na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico.

O que significa Pontuação Bíblica?

A Pontuação Bíblia vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade. As principais pontuações bíblicas são as seguintes:

vírgula à separa capítulo de versículo. Exemplo: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5)

hífen à equivale ao "até". Exemplo: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5)

ponto à mostra versículos alternados. Exemplo: Dn 3,1.3.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5)

"s" à mostra a continuação de um versículo. Exemplo: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1 e 2 )

."ss" à mostra a continuação de dois versículos. Exemplo: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, 2 e 3).Essas são as principais pontuações bíblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bíblia.

O que são abreviações bíblicas?

As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bíblias, para não dizer todas, possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores.

Exercícios1. Quem escreveu a Bíblia?

2. A Bíblia é dividida em quantas e quais partes?

3. O que vem a ser o hífen da pontuação bíblica?

4. Quais são os idiomas originais que foram escritos a Bíblia?

5. Quem foi São Jerônimo?

Conclusão

Logo, chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bíblia e a sua importância para todos nós.

Basta agora, desfrutarmos daquilo que Ela pode nos proporcionar, e principalmente, praticarmos os ensinamentos daquele cujo é o seu centro: Jesus Cristo.

"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Lavagem nasal